quinta-feira, 5 de abril de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É FUNDAMENTAL !!! (1/3)


É muito comum se falar em planejamento estratégico e sua importância para as instituições públicas e privadas. E é fato. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É FUNDAMENTAL. 

Gestores, executivos e formadores de conceitos sempre se espelharam nos conceitos militares, de modo que não é surpreendente que tenham adotado o conceito de estratégia aplicado à Gestão. Nesse contexto, tem-se a conceituação e aplicação da ESTRATÉGIA, sucintamente, como um plano para controlar e utilizar seus recursos (humanos, físicos e financeiros), com o objetivo de promover e garantir seus interesses vitais. Não por acaso, grandes militares, expoentes na condução de seus comandados, são precursores da estratégia. O professor de Universidade de Harvard, Michael Poter, aprimorou essa definição, descrevendo estratégia como “uma fórmula ampla para o modo como uma empresa vai competir”. Estratégia, em seu sentido original, refere-se ao plano de um ou mais generais para dispor e manobrar suas forças com o objetivo de derrotar um exército inimigo.




Já o PLANEJAMENTO, cujo conceito consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo, estabelece coerência e objetividade às ações. Os administradores estudam o ambiente e a partir de uma análise de suas possíveis influências, estabelecem objetivos e estratégias para determinado período. Essas iniciativas ajudam a orientar os vários passos que uma organização deve tomar. O planejamento pode ser: Operacional, Tático ou Estratégico.

No Planejamento Operacional há a criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo. Portanto, um plano de marketing é um plano tático que inclui vários planos operacionais de suas principais subdivisões. No Planejamento Tático a criação de objetivos e estratégias são destinados a alcançar metas de departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo médio. No Planejamento Estratégico persegue-se os objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos organizacionais e de estratégias que permitam à empresa alcançar tais objetivos.

O Planejamento Estratégico proporciona a condição de se estabelecer a direção a seguir, o foco através de metas definidas, determinação de resultados almejados e, no caso de retroalimentação de processos, atualização de rumos. É preciso compreender que as decisões atuais irão definir os resultados futuros, e para se chegar a esses resultados, são necessárias ações e não somente ideias. Essas ações devem ser hierarquizadas segundo os objetivos desejados.

Vale salientar a necessidade da compreensão dos cenários presente e futuros, os quais devem ser, de forma pertinaz, acompanhados, pois dessa atualização frequente de cenários dependem as correções necessárias do planejamento futuro. 
Como principais temas fundamentais do Planejamento Estratégico temos:
  • Construção da Identidade Organizacional (missão, visão e valores)
  • Diagnósticos estruturais
  • Análises Situacionais: ambientes internos e externos
  • Formulação de estratégias, objetivos e metas
  • Implementação, monitoramento, avaliação e controle das atividades planejadas.
  • Formatação e acompanhamento de indicadores
No próximo artigo trataremos desses temas, bem como de um maior detalhamento sobre Planejamento Estratégico.


Artigo by IVAN CARLOS CUNHA e FRANCISCO VIANA
Diretores da MODUS Gestão e Mobilidade

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