É muito comum se falar em planejamento estratégico e sua importância para as instituições públicas e privadas. E é fato. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É FUNDAMENTAL.
Gestores, executivos e formadores de conceitos sempre se espelharam nos conceitos militares, de modo que não é
surpreendente que tenham adotado o conceito de estratégia aplicado à Gestão. Nesse contexto, tem-se a conceituação e aplicação da ESTRATÉGIA, sucintamente, como um plano para controlar e
utilizar seus recursos (humanos, físicos e financeiros), com o objetivo de promover e garantir
seus interesses vitais. Não por acaso, grandes militares, expoentes na condução de seus comandados, são precursores da estratégia. O professor de Universidade de Harvard,
Michael Poter, aprimorou essa definição, descrevendo estratégia como “uma fórmula ampla para o modo como
uma empresa vai competir”. Estratégia,
em seu sentido original, refere-se ao plano de um ou mais generais para
dispor e manobrar suas forças com o objetivo de derrotar um exército inimigo.
Já o PLANEJAMENTO, cujo conceito consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo, estabelece coerência e objetividade às ações. Os
administradores estudam o ambiente e a partir de uma análise de suas possíveis
influências, estabelecem objetivos e estratégias para determinado período. Essas iniciativas ajudam a orientar os vários passos que uma
organização deve tomar. O planejamento pode ser: Operacional, Tático ou Estratégico.
No Planejamento Operacional há a criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao
longo de um curto intervalo de tempo. Portanto, um plano de marketing é um
plano tático que inclui vários planos operacionais de suas principais
subdivisões. No Planejamento Tático a criação
de objetivos e estratégias são destinados a alcançar metas de departamentos
específicos ao longo de um intervalo de tempo médio. No Planejamento Estratégico persegue-se os objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no
desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos
organizacionais e de estratégias que permitam à empresa alcançar tais
objetivos.
O Planejamento Estratégico proporciona a condição de se estabelecer a direção a seguir, o foco através de metas definidas, determinação de resultados almejados e, no caso de retroalimentação de processos, atualização de rumos. É preciso compreender que as decisões atuais irão definir os resultados futuros, e para se chegar a esses resultados, são necessárias ações e não somente ideias. Essas ações devem ser hierarquizadas segundo os objetivos desejados.
Vale salientar a necessidade da compreensão dos cenários presente e futuros, os quais devem ser, de forma pertinaz, acompanhados, pois dessa atualização frequente de cenários dependem as correções necessárias do planejamento futuro.
Como principais temas fundamentais do Planejamento Estratégico temos:
- Construção da Identidade Organizacional (missão, visão e valores)
- Diagnósticos estruturais
- Análises Situacionais: ambientes internos e externos
- Formulação de estratégias, objetivos e metas
- Implementação, monitoramento, avaliação e controle das atividades planejadas.
- Formatação e acompanhamento de indicadores
No próximo artigo trataremos desses temas, bem como de um maior detalhamento sobre Planejamento Estratégico.
Artigo by IVAN CARLOS CUNHA e FRANCISCO VIANA
Diretores da MODUS Gestão e Mobilidade
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