quinta-feira, 25 de agosto de 2016

GESTÃO EMPRESARIAL: TRANSFORMANDO IDEIAS EM REALIDADE.


Existe uma máxima que diz que ganha dinheiro quem sabe qual parafuso apertar, ou seja, não basta ter apenas uma grande ideia, é preciso saber como tirá-la do papel.

Toda grande ideia pode trazer muito lucro para o seu criador, mas para isso é necessário identificar se essa ideia se aplica a quatro importantes fatores do mercado sobre os quais falaremos a seguir:

Primeiro de tudo, se a sua ideia é um produto ou um serviço, você precisa saber se o mercado está interessado em comprar aquilo que você deseja ofertar. No início do século XX as indústrias produziam e ditavam a moda, ou seja, elas vendiam empurrando para o consumidor através de um forte trabalho de marketing sobre o produto ou serviço. Nos dias atuais o cliente geralmente conhece tanto do produto ou serviço quanto o vendedor, o cliente compra aquilo que lhe convém comprar, embora o marketing continue sendo muito importante.

Atualmente, para lançar um produto ou serviço é de extrema importância conhecer a praça onde o produto ou serviço será ofertado, identificar as necessidades dessa praça (mercado) e a capacidade dela absorver esse produto ou serviço, é necessário também identificar se o preço se adequa às condições financeiras da praça aonde o produto ou serviço será ofertado, afinal todo produto precisa de clientes que tenham o desejo de comprá-lo, da mesma fora que todo serviço demanda clientes que tenham a necessidade de utilizá-lo. 

O produto ou serviço precisa ser trabalhado para que os seus benefícios sejam percebidos pelo público alvo identificando como anuncia-lo e qual o melhor momento para tomar essa decisão, ou seja, você precisará realizar a promoção do seu produto ou serviço.

E o mais importante, você precisa conhecer o seu produto ou serviço que aqui vamos chamá-los apenas por produto, identificar como ele será utilizado pelos clientes, como ele será conhecido no mercado, como será a sua apresentação (do produto) e que atributos ele precisa ter para ser desejado pelo mercado consumidor.

Esses são os primeiros passos para transformar sua ideia em uma realidade rentável para você e funcional para o mercado consumidor.

Em breve novas dicas sobre gestão empresarial !!!


By Francisco Viana

Diretor de Logística e Planejamento Estratégico da TCE
www.tceconsultoria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário