terça-feira, 13 de junho de 2017

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA GESTÃO

O grande desafio para a sobrevivência, continuidade e êxito das empresas em um mercado competitivo é a compreensão da necessidade de uma gestão profissionalizada. Um grande universo de empresas tem como forma de gestão a abordagem reativa, com improvisos e muitos erros. Hoje, com a velocidade das informações através de redes sociais e outras formas de mídias, as empresas precisam estar “antenadas” nos processos que podem otimizar o relacionamento interpessoal entre seus colaboradores, melhorando seus lucros.

Resolvi escrever sobre este assunto para mostrar a importância dessa gestão ser profissional. Traçando um paralelo, vejamos a situação atual de nosso País. Pessoas sem a menor capacidade profissional, exercendo funções para as quais não deveriam ser designadas. Os resultados são gestões catastróficas, ineficientes, ineficazes e sem efetividade. Por isso, independente de visão partidária, acredito que o Estado brasileiro tenha que ser conduzido, também de forma profissional. Com Gestão na essência da palavra. Tal qual uma empresa, que, através da colocação nos cargos de profissionais capacitados para a exercer uma determinada função.

Assim como na gestão pública, as empresas necessitam desenvolver e implantar, por exemplo, uma ERP que forneça dados concretos de como estão sendo conduzidos todos os processos, para que esta ferramenta venha a fornecer dados em tempo real, e de posse destas informações, sejam tomadas medidas que possam melhorar ou dar continuidade nos processos de melhoria. Arthur Conan Doyle já dizia: “É um erro terrível teorizar antes de termos informação”.



Outro aspecto fundamental para o sucesso das corporações é a necessidade de prover capacitação às pessoas envolvidas no processo de produção de bens e serviços, de forma que as mesmas entendam a necessidade de compreender os processos inerentes a essas corporações. Faz-se necessário o acompanhamento e monitoramento, com base em indicadores, em todos os processos desenvolvidos e implementados. Desta forma será diagnosticada qualquer falha nesses processos, podendo ser feita uma avaliação de forma tempestiva, propiciando condições de, inclusive, se fazer eventuais correções julgadas necessárias. E essa correção se dará com um planejamento estratégico bem feito, para que se tenha condições de visualizar todas as variáveis envolvidas no processo. Com uma gestão de processos bem definida, pode-se obter uma visão sistêmica da cadeia produtiva, possibilitando a otimização de resultados de forma analítica, profissional e com base em informações que permitam a devida tomada de decisão.

Desta forma pode-se buscar novos mercados e saber exatamente a opinião de seus clientes, e com a pratica de uma excelência em gestão será definido o fortalecimento de uma organização perante o mercado e a sociedade em geral.



ABRAHÃO LUSTOSA SOBRINHO é Consultor em Gestão, parceiro da TCE e autor deste artigo.